Em sua primeira reunião, a Câmara Técnica (CT) — instância do projeto indicada pelo Comitê Gestor (CG) para avaliação das Cartas Consultas — se encontrou de maneira virtual no dia 9 de julho com a CESE. O propósito do encontro foi apresentar o projeto Dabucury e compor a Câmara Técnica . Foram fornecidas orientações sobre os documentos que servem como base para o guia do parecerista.
O CG indicou os pareceristas, podendo ser indígenas ou não indígenas, com conhecimento sobre a realidade indígena da Amazônia Legal, com perfil de pesquisadores de organizações públicas, os/as pareceristas são membros de organizações parceiras dos movimentos sociais, profissionais com notório saber para análise das Cartas Consultas.
Sobre o processo de seleção
O edital Dabucury recebeu ao todo 74 propostas, denominadas Cartas Consultas, os projetos submetidos pelas organizações indígenas passaram por uma triagem inicial, que consistiu em verificar se os documentos e o formulário seguiam as orientações e critérios do edital.
Após a triagem inicial, os/as pareceristas da Câmara Técnica (CT) receberam as Cartas Consultas e os anexos para emissão dos pareceres. Posteriormente, as Cartas Consultas analisadas e avaliadas pela CT serão encaminhadas para análise final e aprovação pelo CG.
As Cartas Consultas aprovadas pelo CG serão encaminhadas ao Fundo Amazônia/BNDES para avaliação e o resultado final dos projetos selecionados do edital Dabucury será divulgado no mês de outubro de 2024.