Com o objetivo de promover um maior entendimento das Organizações Indígenas sobre contratos, boas práticas de gestão de projetos e questões relacionadas a finanças, administração e comunicação estratégica, foram realizados encontros formativos virtuais para as organizações indígenas selecionadas no Dabucury.
Cada encontro contou com uma média de 40 participantes e teve como propósito capacitar as organizações e esclarecer dúvidas sobre a execução dos projetos. Durante a Oficina de Boas Práticas de Gestão Financeira, foram abordados temas como orçamento, elaboração do Plano de Trabalho, planejamento e execução de atividades, prestação de contas e modalidades de compras e contratações permitidas com os recursos do projeto.
Nas oficinas de comunicação estratégica, discutiram-se tópicos como comunicação popular, transparência, a importância da comunicação para uma gestão eficaz de projetos, comunicação e gestão territorial, noções de design e fotografia, além de exemplos práticos de produtos e narrativas de comunicação.

Suyane Terena, da Organização Thutalinansu, afirma que as oficinas serviram como um momento de investir no maior acesso às informações, de maneira clara e transparente. “Gostei muito das atividades realizadas em grupo. A parte de comunicação, especialmente sobre como fazer uma boa gestão dos projetos, foi muito bem explicada e estruturada. Para a nossa organização, tudo foi claro e didático. Conseguiram transmitir com transparência e clareza como podemos realizar o trabalho dentro do nosso território”, comenta.


As organizações apoiadas pelo Dabucury já começam a receber os recursos e agora iniciam a execução das atividades previstas.